Senador mais jovem da história do Brasil, eleito com 35 anos, Irajá tem sua biografia marcada pela superação. Desde a perda do pai, quando tinha apenas 4 anos, aprender a assumir responsabilidades e ajudar sua família.
Seu primeiro emprego foi aos 11 anos, como office-boy. Aos 14, foi o primeiro Menor-Aprendiz com carteira assinada do Tocantins. Aos 15, foi professor em uma escola de informática e, com 16, foi emancipado para abrir sua pequena empresa.
Ao completar 18 anos, assumiu a administração da fazenda da família.
Aos 19 anos tornou-se pai, formou-se em Comunicação Social aos 23 anos e aos 27 anos, em 2010, foi eleito o deputado federal mais jovem da história do Tocantins.
Em 2014 foi reeleito para um novo mandato na Câmara dos Deputados como o 2º deputado mais votado do Estado com 63 mil votos. No Congresso Nacional, teve como principal bandeira a defesa dos municípios tocantinenses, entendendo que para uma unidade federativa como o Tocantins, era preciso consolidar a aplicação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento local.
Exerceu, em 2015, a presidência da Comissão de Agricultura da Câmara. Sob sua gestão, a Comissão teve o melhor desempenho dos últimos 20 anos. Foi apontado pelo Diap por três vezes como um dos parlamentares mais atuantes do Congresso.
Nos dois mandatos como deputado federal, entregou importantes obras em TODOS os 139 municípios do estado, o que o credenciou a disputar a eleição para o Senado.
Foi eleito em 2018 com 214.355 votos Senador da República defendendo o municipalismo, os direitos dos trabalhadores e aposentados e a melhoria na qualidade de vida das pessoas.
Recebeu em 2017, 2019, 2021 e 2022, o prêmio do Ranking dos Políticos como o melhor parlamentar do Tocantins, pela qualidade da sua atuação legislativa tanto como Deputado Federal quanto como Senador da República.
Sempre buscando conhecimento e atualização, concluiu, em 2022, o Mestrado em Administração Pública pelo IDP – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa de Brasília. Atualmente, também pelo mesmo IDP, está cursando o Doutorado Profissional em Administração Pública, devendo ser concluído em 2026.
E em 2023, foi um dos criadores e é atual presidente da Frente Parlamentar de Relacionamento com o Brics, que atua junto aos parlamentos da Rússia, Índia, China e África do Sul para facilitar interesses comerciais e em outros diversos setores entre os países do bloco.
Por fim, em abril deste ano, teve o seu artigo “A legalização dos jogos no brasil: um caminho para o desenvolvimento econômico e social”, publicado na Revista PPC – Políticas Públicas e Cidades.