O Tocantins ganhou holofote internacional na FIT – Feira Internacional de Turismo da América Latina com a visita do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ao estande do Estado. Em reunião com a Setur e representantes do trade, Freixo ressaltou o papel do Tocantins no Plano Brasis (Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027) e o classificou como “um dos destinos mais autênticos e singulares do país”.
“O Tocantins está no coração do Brasil e oferece experiências que não existem em nenhum outro lugar. Roteiros como Jalapão, Serras Gerais e Cantão são verdadeiros patrimônios. Com o plano, queremos mostrar ao mundo que este Estado é um convite para viver o Brasil em sua essência”, afirmou.
Segundo Freixo, o Tocantins se consolidou como exemplo de destino sustentável, sendo o único a apresentar o ecoturismo entre as ações da feira, e levou a gastronomia e a cultura como vitrines para evidenciar o potencial brasileiro aliado à geração de oportunidades.
Realizada em Buenos Aires, de 27 a 30 de setembro, a FIT é a maior feira de turismo da América Latina, reunindo cerca de 1.700 expositores e mais de 62 mil visitantes no primeiro dia. Estratégica para o Brasil — pela conexão com a Argentina, principal mercado emissor de turistas para o país —, a feira amplia a visibilidade do Tocantins como destino de natureza, cultura, gastronomia e aventura.
A participação tocantinense é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), com o objetivo de consolidar a marca do Tocantins no mercado internacional como plural, seguro e acolhedor.