O Ministério do Turismo marcou presença na 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, realizada em setembro de 2025, levando a iniciativa Rotas Negras e promovendo o afroturismo como ferramentas de valorização da cultura afro-brasileira e desenvolvimento sustentável das comunidades negras.
Esse evento foi uma oportunidade histórica para representantes de quilombos, associações e gestores públicos entrarem em contato direto com políticas públicas federais voltadas para o fortalecimento do turismo étnico e comunitário. A participação do Ministério do Turismo reforça o compromisso do governo federal em ampliar a inclusão e o protagonismo negro no setor turístico, promovendo experiências que conectam história, cultura e identidade.
A ação também destaca a importância do afroturismo como estratégia para geração de emprego e renda, além de contribuir para a preservação e divulgação de patrimônios culturais afro-brasileiros. Por meio do programa Rotas Negras, o Ministério do Turismo busca impulsionar o turismo de base comunitária, apoiando iniciativas que promovem o desenvolvimento sustentável e a valorização das tradições e saberes das comunidades negras.