O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido nesta segunda-feira (13) pelo Papa Leão XIV no Vaticano, marcando o primeiro encontro entre ambos desde que o atual pontífice assumiu o papado em maio. Acompanhado da primeira-dama Janja e dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Lula teve uma reunião de cerca de 30 minutos com o papa.
Durante o encontro, Lula parabenizou o pontífice pela exortação apostólica “Dilexi Te”, destacando a afirmação de Leão XIV de que “não se pode separar a fé do amor pelos pobres”. O presidente brasileiro enfatizou a necessidade de um movimento global contra a desigualdade e considerou o documento uma referência essencial para ações concretas.
Lula também convidou o Papa Leão XIV a participar da COP30, prevista para novembro em Belém. Embora o pontífice tenha informado que não poderá comparecer devido às celebrações do Jubileu da Igreja Católica, garantiu que o Vaticano estará representado e expressou o desejo de visitar o Brasil em outra ocasião.
Esta visita de Lula ao Vaticano faz parte de uma rápida agenda na Itália, que inclui sua participação no Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), e uma reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
