O Governo do Tocantins confirmou a contrapartida de R$ 1,35 milhão para concluir a primeira etapa da Barragem Taboca I, estrutura-chave do Projeto Rio Formoso. O acerto foi fechado em reunião no Palácio Araguaia, na quinta (25), com representantes da Codevasf e secretários de Estado.
Com investimento federal superior a R$ 33 milhões, a obra vai revitalizar uma barragem construída há mais de 40 anos, adequando-a às regras da Política Nacional de Segurança de Barragens e ampliando a capacidade produtiva da região. Hoje, a Taboca I opera com cerca de 40% do potencial; concluída a etapa, o sistema poderá aproveitar integralmente 150 mil hectares já preparados e abrir caminho para ampliar a área irrigada para até 500 mil hectares com as fases seguintes. A entrega desta primeira etapa está prevista para dezembro.
Diferente de represas comuns, o Rio Formoso exige quatro barramentos para formar o espelho d’água — e a Taboca I é o mais baixo e prioritário para restabelecer o volume e a segurança hídrica de todo o projeto. A recuperação do conjunto de barragens (Taboca e Calumbi) e canais integra o plano estadual de segurança hídrica e irrigação iniciado em anos anteriores.
Segundo o governo, a conclusão desta fase incrementa a produção de arroz irrigado e de sementes de soja, além de outras culturas, com impacto direto em emprego e renda em Formoso do Araguaia e municípios do entorno. A contrapartida estadual garante fluxo financeiro à obra e dá previsibilidade à execução com a Codevasf.