O governador Laurez Moreira (PSD) reuniu-se nesta terça (23) com o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes, para discutir a abertura de linhas de microcrédito orientado voltadas a agricultores familiares e pequenos produtores no Tocantins. A Caixa informou que o acesso deverá exigir plano de negócio e será apoiado por mutirões de emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) — pré-requisito para operações como as do PNMPO. Hoje, o Estado tem cerca de 30 mil CAFs, número que pode crescer com as ações em campo.
Laurez destacou que, embora o Tocantins seja referência no grande agro, é necessário facilitar crédito ao pequeno produtor para gerar renda local e inclusão produtiva. A Caixa se disse pronta para operar no Estado e aceitou convite para visita técnica.
Participaram da agenda o senador Irajá Abreu, o deputado federal Tiago Dimas e os secretários Ronaldo Dimas (Planejamento e Orçamento), César Halum (Agricultura e Pecuária), Hércules Jackson Santos (Educação), Juarez Moreira (Esportes e Juventude) e Elfas Cavalcante Lustosa Aragão Elvas (Representação em Brasília).