O Brasil lançou o programa Natureza com as Pessoas (PNP), uma iniciativa do governo federal com o objetivo de incentivar o turismo responsável em Unidades de Conservação federais. Coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o programa visa envolver a sociedade na preservação da natureza e da cultura, gerando benefícios sociais, econômicos e ambientais.
O PNP engloba diferentes tipos de turismo, como ecoturismo, turismo de bem-estar, turismo científico, turismo rural e turismo de observação da fauna. Além disso, promove ações de educação ambiental e apoia o turismo de base comunitária, estimulando a criação de roteiros em parceria com comunidades tradicionais e indígenas. Também estão planejados mecanismos de financiamento para apoiar pequenos e médios negócios turísticos, com o objetivo de fortalecer uma sociobioeconomia mais inclusiva.
Com o PNP, o governo brasileiro busca reforçar o papel das Unidades de Conservação como espaços de lazer, bem-estar e aprendizado, enquanto contribui para a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. A iniciativa pretende consolidar o Brasil como um destino globalmente reconhecido por seu turismo sustentável e responsável.