
Investimentos garantidos por Gaguim quando era governador possibilitaram a estruturação do aeroporto, agora ampliado e com voos regulares confirmados pelo governo estadual
Uma conquista que começou há mais de uma década ganha novos ares em 2025. O Aeroporto de Araguaína, que agora anuncia voos comerciais regulares a partir de 22 de outubro, teve sua estruturação inicial garantida ainda em 2010, por meio da articulação direta do então governador Carlos Gaguim junto ao Governo Federal.
Na época, Gaguim assegurou o empenho de R$ 10 milhões para o aeroporto de Araguaína e mais R$ 5 milhões para o de Taguatinga, dentro do PROFAA – Programa Federal de Auxílio a Aeroportos. Os recursos foram garantidos pelo Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Aviação Civil, após intensa agenda em Brasília. A proposta era clara: preparar a infraestrutura aeroportuária do interior tocantinense para o desenvolvimento regional.
“Viemos cobrar o nosso aeroporto, pois Araguaína precisa, é prioridade. Com esse recurso vamos ter condições de operar voos de carreira e colocar Araguaína no cenário nacional”, afirmou Gaguim à época, prevendo o impacto que a obra traria à Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e ao crescimento do município.
A determinação de iniciar as licitações e acelerar o processo demonstrava uma visão de longo prazo. A gestão de Gaguim abriu caminho para que, anos depois, o projeto tivesse continuidade e alcançasse seu objetivo: oferecer transporte aéreo regular e de qualidade à população da região norte do Tocantins.
Agora, em 2025, a gestão do governador Wanderlei Barbosa celebra o início das operações regulares com três voos semanais da companhia GOL Linhas Aéreas, conectando Araguaína a Palmas, Brasília e, indiretamente, a todo o Brasil. A retomada ocorre após articulações com o Ministério de Portos e Aeroportos, além de medidas como a isenção de tributos sobre o combustível de aviação, fundamentais para viabilizar a operação comercial.
“Essa é uma luta que começou há mais de dois anos. Comemoro com o povo de Araguaína, de toda a região e com todos os tocantinenses”, afirmou Wanderlei, destacando as parcerias com o Governo Federal, a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) e parlamentares federais.
O que se vê hoje é resultado de um trabalho em cadeia. Carlos Gaguim, que atualmente exerce o mandato de deputado federal, foi o primeiro a enxergar o potencial do aeroporto de Araguaína como ferramenta estratégica de desenvolvimento. Ao garantir os recursos e mobilizar sua equipe ainda em 2010, lançou as bases para o que agora se concretiza como realidade.
A história do aeroporto de Araguaína, portanto, é exemplo de continuidade administrativa e de visão política a serviço da população. Um ciclo que começou com Gaguim e agora decola com o apoio decisivo do governo estadual atual.