Sempre atento às pautas que impactam diretamente a vida da população, o deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas-TO) manifestou, nesta semana, apoio à tramitação em regime de urgência de um projeto de lei que busca suspender o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
A proposta tem como objetivo barrar os efeitos do reajuste desse imposto, que incide sobre operações de crédito, câmbio, seguros e até investimentos. O aumento do IOF gera impacto imediato no dia a dia dos brasileiros, encarecendo empréstimos, financiamentos e diversas transações financeiras.
💬 “Defender o bolso do cidadão”
Ao defender a urgência da votação do projeto, Vicentinho Júnior reforçou seu posicionamento a favor da população:
“Não podemos aceitar que, em um momento de tantos desafios econômicos, o cidadão seja penalizado com aumento de impostos. O meu compromisso é com quem trabalha, empreende e luta todos os dias. Defender o bolso do cidadão é, também, defender o desenvolvimento do Tocantins e do Brasil.”
⚖️ Impacto direto na vida das pessoas
O IOF impacta diretamente quem recorre a empréstimos pessoais, financiamentos de veículos, crédito para empresas, operações de câmbio e seguros. O aumento desse imposto pesa no orçamento das famílias e dos empreendedores, especialmente dos pequenos negócios.
Com a aprovação da urgência, a expectativa é de que o projeto seja analisado com mais rapidez pelo plenário da Câmara, evitando que o aumento do IOF prejudique ainda mais os brasileiros.