A Toyota do Brasil anunciou a retomada de sua produção local a partir de 3 de novembro, após a destruição parcial de sua fábrica de motores em Porto Feliz (SP) por um temporal no final de setembro. Inicialmente, a produção será focada nas versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, utilizando motores e peças importados de outras unidades da montadora no exterior. Essa estratégia visa recuperar o volume de veículos híbridos que deixou de ser produzido entre 23 de setembro e 31 de outubro.
Os colaboradores das fábricas de Sorocaba e Indaiatuba (SP) retornarão ao trabalho em 21 de outubro, após um período de férias emergenciais. A suspensão temporária de contrato de trabalho (lay-off) será aplicada apenas aos funcionários da planta de motores de Porto Feliz, que ainda não tem previsão de retorno às atividades.
A produção das versões com motores a combustão será retomada em janeiro de 2026, incluindo os modelos Corolla e Corolla Cross, além do Yaris Hatch, que é produzido exclusivamente para exportação. A expectativa é aumentar gradualmente o ritmo de produção até atingir o volume regular em fevereiro do próximo ano.
Apesar dos desafios enfrentados, a Toyota reafirma seu compromisso com o mercado brasileiro e garante que a nova data de lançamento do Yaris Cross será divulgada em breve.