Logo após expor na Assembleia Legislativa o quadro das contas estaduais, o governador interino Laurez Moreira (PSD) afirmou que a previsão de receita do Tocantins está abaixo das despesas projetadas e que adotará uma agenda dura de corte de gastos. “Eu vim aqui mostrar a real situação do Estado… Cada centavo tem que ser um tijolo na construção do nosso desenvolvimento”, disse.
As primeiras perguntas foram feitas por Walisson Silva (O Novo Poder). Questionado sobre números, Laurez sintetizou o diagnóstico: “Hoje o Estado tem a perspectiva de receita bem menor do que as despesas previstas. Você nunca pode gastar mais do que ganha. É preciso planejamento para um bom resultado.”
Cortes e “ralos” de despesas
Ainda ao O Novo Poder, o governador citou exemplos do que considera gastos desnecessários: “Tem muito ralo e eu estou cortando… não tinha necessidade de ter um jato, [houve] excesso de viagens internacionais e dentro do país”, afirmou, sem detalhar valores. Segundo ele, a orientação às equipes é estancar despesas supérfluas e priorizar políticas essenciais.
Base parlamentar e liderança na Aleto
Indagado se já há um líder do governo na Assembleia, Laurez respondeu que ainda não: “Estou conversando com os deputados, fazendo o bloco… sem muita pressa, ajustando as coisas.”
Em seguida, as perguntas foram feitas por Rafael Alves (R1 Palmas), que quis saber sobre as pastas mais pressionadas. Laurez disse que todas enfrentam dívidas: “Em todas as pastas nós encontramos dívidas enormes que o Estado vai ter que pagar. Então, todas têm situação financeira não muito boa.”