O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Embratur e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), lançou uma iniciativa para promover o turismo sustentável em Unidades de Conservação (UCs) e seus entornos. O objetivo é desenvolver, promover e apoiar a comercialização do ecoturismo, turismo de bem-estar, turismo de base comunitária, turismo científico e outras modalidades sustentáveis.
A ação busca diversificar e melhorar as atividades oferecidas nas UCs, gerando mais renda e empregos diretos e indiretos, além de promover a conservação do patrimônio ambiental. A capacitação de atores locais é uma parte fundamental do projeto, visando atrair investimentos, ampliar o número de visitantes e conservar a sociobiodiversidade.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que a melhor forma de proteger o meio ambiente e preservar a natureza é por meio da exploração sustentável, com o ecoturismo sustentável. Essa iniciativa representa um passo importante na valorização das UCs como destinos turísticos responsáveis e na promoção de práticas que respeitam o meio ambiente e as comunidades locais.